O Planeta Tangerina foi criado em 1999. Começou por ser um atelier especializado em comunicação para crianças, criando revistas e outros projectos destinados à infância, mas, desde 2004, o Planeta Tangerina é também um atelier de edição. Trabalhamos sobretudo o formato álbum – aquele onde texto e imagens vivem em conjunto para criar um resultado único, impossível de alcançar se ambos os códigos (escrito e visual) não caminhassem em harmonia, sem sobreposições ou redundâncias, mas antes interligando‑se, completando-se, fazendo ajustes e reajustes, na procura do equilíbrio do conjunto.
Ler um álbum é isso mesmo: ler não apenas palavras, mas também imagens; ler não apenas páginas, mas sequências. Ler capas, guardas, ritmos e mudanças de ritmo, ler cenas, planos, detalhes, tipos de representação diferentes, fazendo constantemente ligações entre elementos, apreciando o movimento, o ruído, as pausas
e o silêncio das páginas.
Por tudo isto, gostamos de criar álbuns: porque estão sobre a mesa diferentes tipos de ingredientes e mil e uma formas de os cozinhar. Também porque não há fórmulas fixas. Agrada‑nos a ideia de tudo estar em aberto, de tudo ser possível.
Dizem os especialistas que o álbum é hoje “um dos mais desafiantes territórios de liberdade e experimentação” e nós só podemos concordar. Procuramos caminhar sobre este imenso (e fascinante) território com respeito, empenhando-nos em cada fase, desde o filtrar das ideias,
à fase das experiências ou da escolha dos materiais. Duas regras da casa: não cair em fórmulas e desafiar sempre os leitores (eles merecem‑no).
Temos como leitores não apenas as crianças, mas todos os pais e adultos que gostam de álbuns ilustrados e da sua forma única de contar histórias. Sabemos que os nossos livros não são por vezes os mais “fáceis”, mas gostamos de pensar que um álbum ilustrado é um ponto de encontro entre leitores de várias espécies, que uns abrirão portas aos outros, que grandes e pequenos saberão encontrar as suas próprias chaves na descoberta de um livro.
http://planeta-tangerina.blogspot.com/
quarta-feira, 17 de agosto de 2011
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário